quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Adobe - História


O adobe nada mais é do que um tipo de tijolo cru (feitos de terra e água), moldados em formas de madeira ou metal, que logo após a moldagem é seco ao sol, sem a necessidade  alguma de queima, tornando-o assim um material sustentável, pois sua matéria-prima é extraída da natureza e sua fabricação não emite nenhum tipo de gás poluente para a atmosfera.
O adobe é um dos materiais mais antigos da construção, e foi primeiramente utilizado no Antigo Egito e Mesopotâmia, na construção de grandes monumentos. São tijolos de terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal ou semi-industrial.
Porém, hoje em dia há certo preconceito em relação à utilização do adobe, mas estamos tentando despertar um novo olhar sobre a arquitetura ecológica e sustentável, pois essa técnica não provoca desmatamento e emissão de gás carbônico na atmosfera como os tijolos cozidos.
Uma das principais características do adobe é que este tijolo torna-se muito resistente, e deixa o interior das casas muito fresco, suportando muito bem as altas temperaturas, devido essa característica é muito utilizado em regiões quentes e secas.
Para evitar infiltrações, esse tipo de construção deve ser executado sobre fundações de pedra, cerca de 60 cm acima do solo, e as paredes devem ser revestidas para proteger da água de chuva, por isso a construção deve ser realizada em período de seca para que garanta maior durabilidade do adobe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário